Open Studio com Hadna Abreu:

Processos de Criação e Oficinas 

Aquarela Realista

Ateliê Hadna Abreu - Rua São João, 191, Bairro São Jorge. Manaus - Amazonas. 

Turmas na sexta e no sábado - Setembro/Outubro

 

Trata-se de oficina de três dias aplicada a técnica de aquarela realista sob orientação da artista Hadna Abreu voltada para temas ligados a fauna e flora Amazônica - pássaros, plantas, fungos e insetos.

O primeiro dia, será apresentado processos de criação em pintura realista da artista, que em seguida iniciará a oficina com conteúdos de construção simplificada do desenho e noções da aquarela para o realismo.

No segundo dia, as atividades levarão os participantes a perceber os elementos que compõem uma imagem e quais os passos essenciais para se chegar a efeitos visuais do realismo. No terceiro dia, a aula será voltada para reproduções ainda mais complexas da natureza, conduzindo os participantes a possíveis caminhos que surgirão para o processo da busca pela perfeição realista na aquarela.

Dia 1 – Simplificação da forma e noções iniciais de aguada para o realismo

Material: Régua, Lápis HB, 2B ou lapiseira 0.3 ou 0.5, borracha, Aquarela, pincéis pontas de gota e ponta fina, papel aquarela 300 m/g² de sua preferência, godê, copo, pano.

 

Tema: Plantas e Fungos

 

Conteúdo:

- Demonstrações do processo criativo da artista através de sua aquarela realista.

- Após uma introdução do processo criativo que irá direcionar as aulas, o primeiro dia será voltado para a observação de formas geométricas até formas mais orgânicas através de atividades com plantas e cogumelos da Amazônia. O foco do estudo será voltado principalmente para a identificação de linhas e formas que auxiliam o desenhista na hora de marcar posicionamentos e proporções do objeto, assim como estar atento a mistura da cor e manipulação da tinta aguada sob papel. 

1. Percepção das formas;

2. simplificação e esquemas da forma;

3. enquadramentos e suas possibilidades;

4. traço essencial;

5. luzes e sombras;

6. Percepção das cores;

7. Noções de pintura aguada;

8. Atividades para casa.

Dia 2 - Possibilidades para uma aquarela realista

 

Material: Régua, Lápis HB, 2B ou lapiseira 0.3 ou 0.5, borracha, Aquarela, pincéis pontas de gota e ponta fina, papel aquarela 300 m/g² de sua preferência, godê, copo, pano.

 

Tema: insetos da Amazônia

Conteúdo:

Existem formas diferentes de chegar a um mesmo resultado para um realismo. Conhecer técnicas variadas levará o participante a perceber novos horizontes que facilitem seu processo de pintura.

1. Cuidados iniciais para uma pintura realista;

2. Luz e sombra: do preto e branco ao colorido;

3. reflexo e pontos de brilho;

4. Atividades para casa.

Dia 3 - O Realista e seus segredos

 

Material: Régua, Lápis HB, 2B ou lapiseira 0.3 ou 0.5, borracha, Aquarela, pincéis pontas de gota e ponta fina, papel aquarela 300 m/g² de sua preferência, godê, copo, pano.

 

Tema: pássaros da Amazônia

Conteúdo:

O conteúdo será voltado para pintura de pássaros em que os participantes terão a possibilidade de enxergar os detalhes que fazem a diferença na hora de reproduzir uma imagem e quais os melhores caminhos para resolver possíveis problemas no processo pictórico.​

1. Exercícios mais complexos para a reprodução em aquarela;

2. Esclarecer detalhes sobre possíveis desafios a serem encontrados nos exercícios por cada participante.  

3. Finalizações e alguns de seus segredos para potencializar a pintura.

*As inscrições para as oficinas serão realizadas apenas pelo modo PagSeguro e serão encerradas no dia 14 de setembro de 2019 ou assim que esgotarem as vagas.

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram